top of page

Os Perigos do T na Tomada

Em instalações antigas, nas quais o número de tomadas não é suficiente para alimentar a grande quantidade de eletrônicos e eletrodomésticos da atualidade, adaptadores que conectam diversos aparelhos em um único ponto de energia elétrica são a solução.


O uso do benjamin, conhecido popularmente como T, ainda é comum em casas e escritórios, mas oferece riscos que vão desde choques e queima de aparelhos até incêndios originados por curto-circuito. Por isso, é importante estar atento aos cuidados com o acessório.



Entre as medidas de segurança necessárias, o ideal é distribuir benjamins em diferentes tomadas, tornando a rede mais homogênea e evitando, assim, o superaquecimento dos fios em pontos específicos, ou seja, jamais conectar um T a outro. Além disso, o mau uso do equipamento contribui também para o desperdício e aumento no preço da conta de luz.


Em novas edificações, o uso de adaptadores como T e extensões é incomum, visto que seguem as normas atuais que determinam um número mínimo de tomadas.

bottom of page