top of page

Eletrônicos e o perigo da eletricidade: dicas para evitar choques e acidentes em nossa rotina.

A AutoTec tem suas atividades voltadas para projetos de eletricidade e afins. Por isso, quando se fala em energia, ela pode ser a melhor aliada para o bom funcionamento de aparelhos, maquinários e sistemas dos mais variados tipos. Para os leigos, porém, utilizar recursos energéticos pode resultar, muitas vezes, em estragos e grandes riscos.

Um grande exemplo disso é a má utilização do aparelho celular. Especialistas confirmam que quando o celular está conectado à tomada ele já esquenta automaticamente. Então, muitas pessoas realizam e atendem ligações enquanto o eletrônico está sendo carregado, o que é um enorme erro, pois esse simples ato pode superaquecer e até mesmo causar uma explosão do aparelho. 


Para diminuir os riscos, siga as dicas a seguir: 


1.    Caso seja necessário utilizar o celular, o ideal é desconectar o carregador do celular e retomar a carga da bateria apenas após o fim do uso; 2.    Remover a capinha do celular é essencial também para realizar o carregamento, pois ela contribui para que ele superaqueça; 3.    Não manuseie, de forma alguma, celulares com as opções de carga “rápida” ou turbo”, devido à grande quantidade de energia utilizada no carregamento; 4. Evite utilizar carregadores que não forem destinados ao seu aparelho. Há diferentes níveis de tensão e corrente elétrica entre os modelos, o que pode levar ao superaquecimento; 5.    Não utilize carregadores piratas ou não homologados pela Anatel. A vistoria feita pelo órgão serve justamente para manter a qualidade dos produtos e o bem estar dos consumidores finais; 6.    Se estiver sem o seu carregador, é melhor carregar na USB do computador. Apesar de demorar mais, o processo oferece mais segurança.

Essas simples atitudes podem melhorar por completo a sua segurança e a durabilidade do seu aparelho.

bottom of page