top of page

Diminua o desperdício na conta de energia elétrica

Sabemos que nada funciona sem uma rede de energia confiável. Por isso, é imprescindível desenvolver uma estratégia de manutenção para o sistema de distribuição elétrica.

Muitas empresas pagam mais caro na conta de energia elétrica mesmo sem utilizar toda a energia condizente com o valor excedente. É como pagar pela gasolina e descobrir que o frentista colocou etanol no seu veículo.

E como ninguém quer sair perdendo, aprenda o que fazer para reduzir esse gasto: primeiramente, é preciso entender que todas as máquinas de uma indústria consomem energia ativa e reativa. A ativa produz trabalho; a reativa, não, mas cria o fluxo magnético dos equipamentos.

Resumindo: o ideal é que a energia reativa seja a menor possível, pois, se estiver muito alta, pode gerar um excedente de até 30% na sua conta de luz. Mas como identificar isso?


Na sua conta de luz, procure pelas palavras destacadas em amarelo. Elas mostrarão o valor excedente. É importante frisar que as informações que identificam os excedentes poderão estar dispostas de maneira diferente em sua conta de energia, podendo variar de concessionária para concessionária.

Para economizar, aumentando a eficiência de energia elétrica, o ideal é instalar um banco de capacitores, que corrige o baixo fator de potência gerado pela alta energia reativa e, no fim das contas, diminui o custo mensal. Investir em prevenção é a melhor forma de economizar.


Acesse o nosso site e solicite um orçamento: www.autotecrs.com.br

bottom of page