top of page

A História do Projeto Elétrico

Por muitas décadas, o projeto elétrico vem evoluindo. Gradualmente, o processo dos projetos de engenharia vem mudando, obedecendo a mesma técnica e sofrendo lentas alterações. Confira as diferentes épocas e suas peculiaridades na história dos projetos elétricos:


A Era dos Desenhos Feitos à Mão


O fato de que o diagrama de fios original era simplesmente um bruto diagrama gráfico com todos os componentes visualmente representados em um papel de desenho possibilitou aos engenheiros vislumbrarem o contorno do projeto em sua totalidade. No fim de 1.800, a noção atual que se tem de diagrama de fios típica, por sua vez, não era bem desenvolvida, e a maioria dos componentes parecia idêntica visualmente se comparados uns aos outros.



A Era Digital com o Software CAD


A fim de auxiliar engenheiros elétricos ou mecânicos em seus processos, desenvolveu-se o software CAD com funcionalidades avançadas. O desenvolvimento de programas CAD tornou até mesmo a modelagem virtual de componentes muito mais fácil do que os tradicionais e antiquados desenhos em cópias azuis. Assim, componentes desenhados à mão deram lugar aos modernos desenhos em 2D e 3D nos Computer Aided Design (CAD) softwares.


Software CAE Elétrico


Atualmente contamos com softwares de última geração, por meio dos quais é possível criar projetos elétricos com dinamismo e facilidade, incluindo componentes previamente cadastrados em banco de dados, com seus respectivos datasheets, layout dos componentes, simbologia, dentre outros.

Além da diminuição de erros em um projeto elétrico, como fios incompatíveis com dispositivo a ser ligado, os softwares contam com um sistema automatizado de relatórios, tags, de/para e vistas detalhadas do layout. Sabendo que eram gigantes as vantagens de trabalhar com software CAE, a AutoTec percebeu esse movimento no mercado e, em 2016, adquiriu da Cim Team o Software E3.Series CAE (www.e3seriescenter.com/pt/).



Dessa forma, processos foram otimizados, o tempo de projeto diminuiu e a documentação gerada pelo próprio software passou aos clientes a confiabilidade de um produto de excelente qualidade, pois os desenhos aproximam o projeto do produto acabado.

bottom of page