IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO PREVENTIVA

Entenda a importância da manutenção preventiva em seu equipamento.


A manutenção preventiva aumenta a confiabilidade e leva o equipamento a operar sempre próximo às condições dentro das quais saiu de fábrica. A princípio, evitam-se problemas futuros com consertos contínuos e gastos deliberados sem planejamento.

A preventiva utiliza o tempo como referência. Por isso, as ações são realizadas a cada determinado período de tempo, uma vez ao mês ou em determinada quantidade de horas de funcionamento de um equipamento, tendo como base especificações técnicas fornecidas pelo fabricante.

As vantagens da manutenção preventiva em grupos geradores: ● As estatísticas comprovam que empresas que investem em manutenção preventiva têm resultados financeiros melhores em tempo de disponibilidade, maior tempo médio entre falhas, e, consequentemente, maior produtividade. ●  A valorização do patrimônio é outra vantagem, uma vez que, com melhores cuidados e com vida útil maior, os ativos da empresa ganham mais valor. Também, à medida que a manutenção preventiva se torna constante, a corretiva diminui gradativamente. Quanto maior o investimento em preventiva, a longo prazo, maior a disponibilidade do bem, que pode ser utilizado com a maior capacidade possível. Ao longo do tempo, o equipamento bem mantido também não deixa a desejar no quesito performance, com a possibilidade de continuar a ser utilizado como alternativa em relação a um equipamento principal ou ser deixado como back up para situações emergenciais.




● Outra grande vantagem da manutenção preventiva é a previsibilidade orçamentária. Os valores de contrato variam em função do escopo previsto: inclusão ou não de peças, visitas programadas ou não, exigências das SLAs (Service Level Agreeements ou Indicadores de Qualidade). Geralmente, podem ficar na faixa de 1% a 3% do custo total do equipamento, mas aspectos como a geografia da empresa, o tipo de negócio, a natureza das instalações, as formas de utilização, entre outros, impactarão o valor do serviço.


No viés da sustentabilidade, a manutenção preventiva ganha adeptos em função da menor emissão de gases poluentes (já que os equipamentos funcionam em excelente estado, sem falhas ou desvios) e também pela sua melhor eficiência energética.

CONTATOS

R. Everes Augusto Figueiredo dos

Santos, nº 71.

Sapucaia do Sul - RS, Brasil.

(51) 3106-7611

contato@autotecrs.com.br

TRABALHAMOS COM

RECEBA NOVIDADES:

CONTATOS E ORÇAMENTOS