Dicas de Manutenção Preventiva para Sistemas Elétricos

Sabemos que nada funciona sem uma rede de energia confiável. Por isso, é imprescindível desenvolver uma estratégia de manutenção para o sistema de distribuição elétrica, além de ser uma ótima decisão comercial. Seguem abaixo dicas de como desenvolvê-la.


1. Proteger pessoas e equipamentos


Com o intuito de garantir a sustentabilidade dos negócios e adotar todas as medidas técnicas e economicamente disponíveis, os gerentes de planta trabalham a fim de minimizar o risco de eventos indesejados que podem ocasionar a perda de ativos da planta e colocar os trabalhadores em perigo. Assim, equipamentos de distribuição elétrica, como, por exemplo, disjuntores e fusíveis, são projetados para minimizar o risco e a gravidade dos acidentes ou da avaria dos equipamentos. Portanto, a primeira prioridade de manutenção é garantir que essa função seja realizada.


2. Maximizar o tempo de atividade do seu equipamento elétrico


Sabendo que o programa de manutenção preventiva regularmente agendado diminui as interrupções do processo e reduz o estresse no equipamento elétrico, demora-se menos tempo para que a manutenção preventiva seja realizada por uma interrupção agendada do que por reparos de emergência em equipamentos elétricos.


3. Melhorar a eficiência energética


Pesquisas comprovam que o equipamento regularmente mantido é mais eficiente em termos energéticos, pois, ao longo do tempo, o desgaste normal causa estresse aos componentes que podem resultar na diminuição da eficiência energética do dispositivo. Dessa forma, quanto menos desgaste no equipamento, menos energia será desperdiçada enquanto ele estiver funcionando. Ademais, a manutenção preventiva pode ser realizada durante período não comercial para diminuir o impacto no seu negócio.


4. Melhorar o gerenciamento de peças sobressalentes


As peças de reposição isoladas podem somar metade da totalidade dos custos de manutenção. Portanto, substituir a manutenção reativa pela preventiva ajuda a reduzir o número de falhas em peças e/ou sistemas complexos. Como resultado, ganha-se mais dinheiro e otimiza-se mais tempo para melhorar o processo de produção.


5. Otimizar o custo total de propriedade


As situações reativas (reparação) podem causar a venda de peças sobressalentes e de mão-de-obra a preço superior, além do custo gerado pela perda de produtividade. Sendo assim, implementar uma estratégia de manutenção preventiva elétrica abranda o risco de tempo de inatividade. O ponto principal é que a manutenção preventiva elétrica ajuda a reduzir o custo total de propriedade (CapEx + OpEx) e cria mais valor para sua empresa. Além disso, ajuda as empresas a cumprir os requisitos da OSHA, NFPA 70E e outras autoridades competentes. A AutoTec realiza manutenções preventivas de forma séria e eficaz, contribuindo para a melhora da durabilidade dos aparelhos. 

Acesse o nosso site e solicite um orçamento: www.autotecrs.com.br

CONTATOS

R. Everes Augusto Figueiredo dos

Santos, nº 71.

Sapucaia do Sul - RS, Brasil.

(51) 3106-7611

contato@autotecrs.com.br

TRABALHAMOS COM

RECEBA NOVIDADES:

CONTATOS E ORÇAMENTOS